24 de ago. de 2013

Capacitores


Capacitor ou condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando desequilíbrio interno de carga elétrica.
Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por isolante ou por dielétrico. A carga armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total é sempre zero.
A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamado de capacitância ou capacidade (C) e é medida pelo quociente de quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencia ou tensões (V) que existe entre as placas.
Pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), um capacitor tem a capacitância de um fared (F) quando um coulomb de carga causa uma DDP de um volt (V) entre as placas.
O fared é uma unidade de medida considerada muito grande para circuitos práticos, por isso, são utilizados valores de capacitâncias expressos em microfared (μF), nanofared (nF) ou picofared (pF).
No caso de uma tensão continua (CC) logo um equilíbrio é encontrado, onde a carga das placas corresponde à tensão aplicada e nenhuma corrente mais poderá fluir pelo circuito. Logo a corrente continua não poderá passar.
Entretanto, correntes alternadas (CA) podem a cada mudança de tensão ocasionar carga ou descarga do capacitor, permitindo desta forma que a corrente flua.
A quantidade de “resistência” de um capacitor, sob-regime CA, é conhecida como reatância capacitiva, e a mesma varia conforme varia a frequência do sinal CA. A reatância capacitiva é dada por:
Xc = Reatância capacitiva, medida em ohms (Ω).
F = Frequência do sinal CA, em Hertz (Hz).
C = Capacitância medida m fared.
Ligação em paralelo
Em um circuito de condensadores montados em paralelo todos está sujeitos a mesma tensão (DDP). Para calcular sua capacidade toda (Ceq)
Ceq = C1+C2+C3+... CN
Ligação em série
A corrente que flui através de capacitores em série é a mesma, porém cada capacitor terá uma queda de tensão diferente. A soma das diferenças de potencial (tensões) é igual a diferença de potencial total. Para conseguir a capacitância total.
Capacitores na prática
Capacitores são frequentemente classificados de acordo com o material usado como dielétrico. Os seguintes tipos de dielétricos são usados:
– Cerâmica
– Poliestireno
– Polipropileno
– Tântalo
– Eletrolítico
Identificação do valor no capacitor cerâmico
A tolerância, para capacitores cerâmicos ate 10pF está é expressada em pF, para os acima de 10pF, é expressa em porcentagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário