16 de out. de 2016

Manual - Diagrama Ladder - Parte 2

Entendendo melhor os contatos

Os contatos podem ser usados para representar um botão ou o contato auxiliar de uma bobina, para o mesmo se tornar o contato de uma bobina, nomeie o mesmo com o nome da bobina, e ele entendera que quando a bobina ser acionada, ele comutara.


Na figura acima, podemos ver que temos uma entrada (B1) e duas saídas (K1 e LED), se olharmos na linha dois, veremos um contato chamado “K1”, esse contato é referente a saída “K1”, ou seja, quando a saída “K1” for acionada, consequentemente o contato “K1” também vai acionar, acionando assim a saída “LED”, podemos visualizar o mesmo na figura abaixo.


Simular projeto

Após definir entradas e saídas e criar nosso diagrama, precisamos testa-lo para saber se o mesmo está executando corretamente, para isso devemos ir em “Comunicação” e logo após selecionar “Modo simulação”.

Com o modo simulação ativo, devemos ir em “Comunicação” e logo após “Login”.


Após isso, as nossas “linhas” onde se encontram os contatos, vão ficar azuis, isso significa que estamos em modo simulação, as linhas azuis seriam como o condutor elétrico, antes dos contatos, temos tensão, depois dos contatos não temos tensão pois os mesmos ainda não estão acionados.


Mas ainda não podemos simular, antes precisamos ir em “Comunicação” e logo após em “Run”.



Após isso, para acionarmos um contato, “B1” como por exemplo, basta segurarmos a tecla “F7” de nosso teclado, e clicar em cima do contato duas vezes.



Consequentemente, “B1” vai acionar a saída “K1”, como a mesma possui um contato auxiliar (K1), o mesmo será acionado, acionando também a saída “LED”.


Para que possamos voltar a programar, devemos parar a simulação, para isso devemos ir em “Comunicação” e logo após em “Logout”, após isso, basta apenas voltar a programar.


Dúvidas? Basta perguntar nos comentários.


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